Análise centesimal e sensorial de diferentes marcas de whey protein comercializadas no Brasil
Resumo
Os suplementos alimentares são definidos como alimentos formulados e elaborados especialmente para auxiliar os atletas a atender suas necessidades nutricionais, desde que não apresentem ação tóxica ou terapêutica. As proteínas do soro do leite, conhecidas como whey proteins, são obtidas após a extração da caseína do fabrico do queijo, possuindo alto valor nutricional. Para serem classificadas como suplementos proteicos, as whey proteins devem atender aos seguintes requisitos: o produto pronto para consumo deve conter, no mínimo, 10 g de proteína na porção e conter, no mínimo 50% do valor energético total proveniente das proteínas, podendo ser adicionado de vitaminas e minerais, sendo proibida a adição de fibras alimentares e de não nutrientes. Os objetivos deste trabalho foram: analisar o percentual de proteína de whey protein de duas marcas diferentes, sendo uma nacional e outra internacional, através do método de Kjedahal; avaliar a preferência e aceitação do público pelo produto estudado e estabelecer um parâmetro entre sabor e valor nutricional através da análise sensorial; relacionar as disciplinas de Antropologia e Práticas alimentares, Bromatologia, Tecnologia de Alimentos e Composição de alimentos e Técnica dietética com o tema proposto.
Palavras-chave
Whey-Protein; suplementos; análise centesimal