A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA
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1. | Título | Título do documento | A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Raul Amaro de Oliveira Lanari; Professor da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | Educação; Patrimônio; Humanidades; História |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Patrimônio Cultural; Intelectuais; Estado Novo |
3. | Assunto | Classificação de assunto | Patrimônio Cultural; |
4. | Descrição | Resumo | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.898RESUMO: O artigo pretende analisar a obra “Guia de Ouro Preto”, de Manuel Bandeira, publicada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) no ano de 1938, estabelecendo nexos com a produção intelectual do SPHAN e com uma rede de intelectuais engajados na afirmação da memória por intermédio dos monumentos durante o Estado Novo no Brasil. Nesse sentido a política editorial do SPHAN será encarada como um vetor cultural, caracterização utilizada por Gomes[1] para descrever as formas de divulgação de representações sobre o nacional por meio da imprensa e dos meios de comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural, Intelectuais, Estado Novo. ABSTRACT: This article intends to analyse Manuel Bandeira’s “Guia de Ouro Preto” , published by Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), in 1938. The goal is to take a closer look at the connections between SPHAN’s intellectual production and the intellectual community engaged to reinforce memory through monuments during Estado Novo period in Brazil. By doing so, SPHAN editorial policy could be considered a Cultural Vector, definition by Gomes, that referes to the vehicles used to represent the concept of National promoted by the Media, with focus on the national press.
KEYWORDS: Cultural herritage, intellectuals, Estado Novo. [1] GOMES, Nas gavetas da história do Brasil: ensino de história e imprensa nos anos 1930., p. 33-35.. Recebido: 28/11/2012 Aceito:08/05/2013 |
5. | Editora | Editora, localização | Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
6. | Contribuidor | Patrocínio | CAPES |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 11-10-2013 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Artigo Avaliado pelos Pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador de Recurso Uniforme (URI) | https://unibh.emnuvens.com.br/dchla/article/view/898 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | e-hum; v. 6, n. 1 (2013): E-Hum |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. |
Imagem 1: Contracapa da primeira edição do Guia de Ouro Preto de Manuel Bandeira, publicado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. (1MB) Imagem 2: Ilustração de autoria de Luis Jardim na página 51 do Guia de Ouro Preto. Rua Tiradentes, ponto inicial do roteiro sugerido no Guia de Ouro Preto por Manuel Bandeira. A rua mais animada da cidade, segundo descrição do autor, é representada vazia (1MB) |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | Brasil |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões |
Direitos autorais 2013 Raul Amaro de Oliveira Lanari![]() Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. |