A construção midiática das celebridades no Instagram: O contrato de comunicação estabelecido por Neymar durante a Copa do Mundo de 2014

Irina Coelho Monte, Fiama Cutrin Ribeiro

Resumo


Este é um artigo acerca do contrato de comunicação estabelecido nas trocas sociais que envolvem o perfil do jogador Neymar no Instagram. Para tanto, se discute as especificidades situacionais (finalidade, identidade, dispositivo) e discursivas (legitimidade, credibilidade e captação) na qual se inscrevem as postagens produzidas pelo perfil. O objetivo é compreender a construção destes contratos fundamentados em uma situação que envolve o futebol, considerado paixão nacional, e um jogador construído não só dentro de campo, mas também a partir da mídia. Do perfil do jogador busca-se realizar um estudo de caso a partir da imersão neste universo e em seguida as análises partem da coleta de dados referentes às postagens no período da Copa do Mundo, ocorrida em 2014. O caminho envolve as interações midiáticas na sociedade, passando pelas celebridades enquanto processos midiáticos, até chegar ao discurso, especificadamente, na Semiolinguística, proposta por Charaudeau (2008). A escolha da perspectiva teórica é pautada na ideia de que o ato da linguagem ultrapassa as regras da gramática normativa e torna-se uma peça fundamental para pensar a complexidade que é a vida social. Serão aliados os fatores psicossociais aos componentes linguísticos para tratar da subjetividade no discurso como algo indissociável da situação sócio-histórica.

Palavras-chave


Análise do discurso, Celebridades, Redes Sociais

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ISSN: 1983-0890