A construção da imagem de Dilma Rousseff e de seu governo no processo de Impeachment: uma análise dos pronunciamentos políticos

Mariane Motta Campos, Mayra Regina Coimbra, Luiz Ademir Oliveira

Resumo


O artigo analisa as estratégias acionadas pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para construir e administrar a sua imagem e a de seu governo, durante o processo de Impeachment. Para tanto, o artigo tem como proposta analisar os discursos realizados pela ex-presidente durante cerimônias e eventos neste período político, a fim de identificar as estratégias adotadas durante um momento de crise e verificar as imagens criadas para enfrentar o processo de cassação. Desse modo, serão discutidas questões que envolvem a crise política, o caráter permanente das campanhas bem como os espetáculos teatrais e o personalismo que permeiam tais processos.


Palavras-chave


Pronunciamentos; Dilma Rousseff; Impeachment; Estratégias; Imagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BAQUERO, Marcello; VASCONCELOS, Camila de. Crise de representação política, o surgimento da antipolítica e os movimentos apartidarismo no Brasil. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - COMPOLÍTICA, 5, 2013, Curitiba - PR,

BORBA, F. M. Propaganda negativa nas eleições presidenciais brasileiras. Opinião Pública, v. 21, p. 268-295, 2015.

FERNANDES, Carla Montuori, OLIVEIRA, Luiz Ademir de, LEAL, Paulo Roberto Figueira y MARTINS, Thamiris Franco (2016): «Campanha permanente de Dilma Rous‐ seff: uma análise da comunicação governamental e das estratégias eleitorais», Mediaciones Sociales, nº 15, pp. 81‐100. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/MESO.54544

FIGUEIREDO, M. et al. (1997): “Estratégias de persuasão eleitoral: uma proposta metodológica para o estudo da propaganda eleitoral”, Opinião Pública, vol. 4, nº 3, pp. 182‐203. Disponível em https://goo.gl/l8Dv0c. Consultado em 1 de março de 2017.

GOMES, Wilson. As transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

HECLO, H. (2000): “Campaign in Gand Governing: a Conspectus”, in Ornstein, N. J. e Mann, T. E. (eds.): The Permanent Campaign and Its Future. Washington D.C.: American Enterprise Institute and The Brookings Institution, pp. 1‐37.

MELO, Paulo V. T. P.; BAPTISTA, Érica Anita. A propaganda política fora do “tempo da política”. - Compolítica, Curitiba/UFPR, 8 a 11 de maio, 2013.

NOVARO, Marcos. O debate contemporâneo sobre a representação política. Tradução de Omar Ribeiro Thomaz. 2015. Revista Novos Estudos, São Paulo, n.42, julho de 1995, p. 77-90. Disponível em: < https://pt.scribd.com/document/203690397/Navarro-O-debate-contemporaneo-sobre-representacao-politica> Acesso em 1 de agosto de 2017.

SAMPAIO, Thiago. A mídia e a campanha permanente: a disputa pela atribuição de responsabilidade no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (2011-2014). 10º Encontro Associação Brasileira de Ciência Política. Belo Horizonte. 2016.

SCHWARTZENBERG, Roger-Gérard. O Estado espetáculo: Ensaio sobre e contra o star system em política. Círculo do Livro. São Paulo: 1977.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e porque você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.




Direitos autorais 2018 Mariane Motta Campos, Mayra Regina Coimbra, Luiz Ademir Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

AVISO | e-COM

Até 31 de outubro de 2025, a revista e-Com (https://revistas.unibh.br/ecom/index) recebe artigos, resenhas, traduções e entrevistas para sua próxima edição (v. 18/ 2025).

Desde já, muito obrigado!

Maurício Guilherme Silva Jr.

Editor da revista e-Com

 [mauricio.junior@prof.unibh.br | https://revistas.unibh.br/ecom]

Normas da publicação


1. A revista e-Com (https://revistas.unibh.br/ecom) aceita artigos, resenhas e entrevistas para publicação. Todos os textos devem ser inéditos em sua especialidade: resultados de pesquisas; resenhas e recensões críticas de obras científicas recém-publicadas nas áreas de mídia, cultura, sociedade, novas tecnologias, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, semiótica etc. (Obs.: Não serão aceitos capítulos de dissertações ou teses em que essa condição possa ser constatada no texto.)

2. O material para publicação deverá ser encaminhado, por meio eletrônico, após cadastro do autor do endereço eletrônico da revista: https://revistas.unibh.br/ecom.

3. Todos os trabalhos deverão ser enviados, por meio do programa Microsoft Word for Windows, em fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.

4. De cada autor ou conjunto de autores, só será aceito, para publicação, um artigo por ano.

5. O(s) autor(es) deve(m) ser graduado(s), mestre(s) ou doutor(es). Não serão aceitos trabalhos de alunos sem a coautoria de seus respectivos orientadores.

6. Os trabalhos encaminhados devem ter de 10 a 20 páginas.

7. O material a ser publicado deve ser acompanhado de folha de rosto, com indicação de título; autor ou autores; instituição em que trabalha cada autor e atividade exercida na referida instituição; titulação acadêmica de cada autor; e-mail para contato.

8. Artigos e resenhas devem ser formatados em página A4, com espaçamento 1,5 e em fonte Times New Roman, 12. No caso de artigos, os textos devem ter de 10 a 20 páginas; no caso de resenhas, o limite são 5 páginas. Os artigos precisam conter:

a) Título (a expressar o conteúdo e a ideia geral do texto);

b) Resumo de até 10 linhas, em português;

c) Palavras-chave;

d) Nome do autor;

e) Em nota de rodapé, deve constar a titulação e a instituição da maior titulação do(s) autor(es), programa(s)/instituição(ões) ao(s)/à(s) qual(is) está(ão) vinculado(s) e e-mail.

f)  Pede-se, ainda, um abstract, em inglês, de até 10 linhas, para fins de indexação.

g) Também é preciso revelar se o texto já foi apresentado em congressos, simpósios, seminários etc.

h) As referências bibliográficas (Exemplo: SOBRENOME, Nome. Título do Livro. Cidade: editora, ano.) devem aparecer, em ordem alfabética, ao final do artigo.

9. Ilustrações, gráficos e tabelas (indicar a fonte quando não forem originais do trabalho), com as respectivas legendas e/ou numerações, deverão vir em folhas separadas, indicando-se, no texto, o lugar onde devem ser inseridos.

10. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece. As notas de indicação bibliográfica, em pé de página, devem ser apresentadas observando-se a seguinte norma: sobrenome do autor em maiúsculas, título do livro ou texto consultado e número da página.

11. As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujos elementos básicos especificamos a seguir:

Citação de artigo de revista deverá conter: autor(es) do artigo, título do artigo, título da revista grifado, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação;

Citação de capítulo de livro deverá conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo.

Citação de livro deverá conter: autor(es), título grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, número total de páginas.

12. As páginas deverão ser numeradas na margem superior direita.

13. O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. A Comissão Editorial terá direito de realizar nova revisão e alterações necessárias.

14. Os autores serão informados sobre a publicação ou não de seus artigos, desde que forneçam endereço eletrônico. A Comissão Editorial não se responsabilizará pela comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores, por razões alheias à própria Comissão. Não serão emitidos, nem remetidos aos autores, pareceres escritos sobre artigos não aceitos.

 

ISSN: 1983-0890