O uso do Instagram na estratégia de branding: um estudo de caso sobre a empresa Havaianas

Vanessa Cristina Silva Costa

Resumo


 Este artigo busca descrever como o Instagram é utilizado nas estratégias de branding da marca Havaianas. Após os investimentos nas estratégias de reposicionamento no mercado iniciado em 1994, a Havaianas passou a ser considerada exemplo de longevidade e poder de revitalização da marca. Ao reconhecer o crescimento da plataforma Instagram como oportunidade para melhorar o relacionamento de proximidade com o público, a empresa criou estratégias de gestão da imagem e de branding, com destaque para utilização de conteúdos gerados pelos consumidores que registram o uso dos produtos e divulgam nas redes sociais. Para identificar os benefícios do branding nesta rede social, foi realizada uma análise de conteúdo das imagens compartilhadas no Instagram Oficial da Havaianas, com destaque para a mídia espontânea criada pelos clientes, conteúdos que representam uma quantidade expressiva do feed da empresa. Esta estratégia demonstra preocupação em como a marca é vista pelos consumidores, tornando-se importante para o branding da empresa.


Palavras-chave


Instagram , Branding

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