O discurso publicitário usado pelas marcas brasileiras no Instagram: os brasileiros têm complexo de vira-lata?

Eliane Meire Soares Raslan, Sanny Caroliny Cunha

Resumo


Este estudo buscou avaliar a intenção da marca de calçados Melissa ao utilizar os idiomas português e inglês no seu perfil oficial brasileiro do Instagram. Após observarmos o uso excessivo da língua estrangeira pela marca Melissa em sua comunicação com os seus consumidores, verificamos a necessidade de investigarmos a intenção da empresa ao priorizar o idioma inglês. Levantamos questões sobre a formação identitária brasileira, assim como o sentimento de inferioridade do brasileiro em relação às outras nações e como estes fatores estão relacionados à forma de interação dos empreendimentos com seus consumidores. Partimos do método de análise do discurso por Mikhail Bakhtin, ainda utilizamos o discurso dentro das práticas midiáticas por Patrick Charaudeau. Verificamos a importância da identidade brasileira e como esta deve ser destacada pelos profissionais de comunicação, uma ferramenta de estratégia publicitária que leva em consideração a valorização da cultura de cada país nas campanhas e em outras interações midiáticas.

Palavras-chave


Análise do discurso; Complexo de vira-lata; Identidade Brasileira; Interação Midiática; Publicidade.

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