Análise do discurso de influenciadoras digitais: uma abordagem aos posts de Bianca Andrade e Virgínia Fonseca
Antônio Augusto Braighi, Mylla Ferreira
Resumo
Este trabalho analisou a dinâmica discursiva de duas influenciadoras digitais, investigando as intenções subjacentes às estratégias delas e os potenciais efeitos sobre os seguidores. O estudo divide-se em cinco seções distintas, desde uma contextualização das redes sociais digitais até a aplicação de fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso. Os perfis e postagens de Bianca Andrade e Virginia Fonseca foram selecionados como objeto de análise, permitindo uma comparação das estratégias utilizadas por elas. Os resultados revelam que se uma adota uma abordagem voltada para compartilhar conhecimentos e promover produtos, a outra combina conteúdos de rotina e entretenimento para impulsionar vendas. A pesquisa, assim, entre outros destaques, evidencia a relevância da comunicação estratégica e intencional na influência online.
Palavras-chave
Influenciadoras digitais; Estratégias discursivas; Instagram; Análise do Discurso; Semiolinguística.
Referências
BORGES, Carlise Nascimento. A nova comunicação e o advento dos digital influencers: pesquisa realizada sobre blogueiras de moda. In: Anais do Intercom Região Centro-Oeste. Goiânia. 2016.
BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. In: Journal of computer‐mediated Communication, v. 13, n. 1, p. 210-230, 2007.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, Ida Lucia; MELO, Renato. Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Trad. Ângela MS Correa. São Paulo: Contexto, 2007.
CHARAUDEAU, Patrick. Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor. Traduzido por André Luiz Silva e Rafael Magalhães Angrisano. In: Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p.571-591, jan./jun. 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
FREITAS, Carlos Eduardo Pereira; BORGES, Messias Vasconcelos; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. O algoritmo classificatório no feed do Instagram. 2016.
KARHAWI, Issaaf. Blogueiras de Moda no Brasil: a consolidação de uma profissão. In: Congresso de Iniciação Científica em Design e Moda. 2016. p. 01-15.
MONTELATTO, Luciano. Você sabe quem são os influenciadores digitais. Administradores.com. Digital: Eber Freitas, 2015.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Considerações sobre o modelo de análise do discurso de Patrick Charaudeau. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, n. 1, p. 66-71, 2004.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. Metamorfoses jornalísticas, v. 2, p. 1-269, 2009.
SOLIS, Brian; WEBBER, Alan. The rise of digital influence. Digital: Altimeter Group, 2012.
Direitos autorais 2024 Antônio Augusto Braighi, Mylla Ferreira
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
AVISO | e-COM Até 31 de outubro de 2025, a revista e-Com (https://revistas.unibh.br/ecom/index) recebe artigos, resenhas, traduções e entrevistas para sua próxima edição (v. 18/ 2025). Desde já, muito obrigado! Maurício Guilherme Silva Jr. Editor da revista e-Com [mauricio.junior@prof.unibh.br | https://revistas.unibh.br/ecom] |
Normas da publicação
1. A revista e-Com (https://revistas.unibh.br/ecom) aceita artigos, resenhas e entrevistas para publicação. Todos os textos devem ser inéditos em sua especialidade: resultados de pesquisas; resenhas e recensões críticas de obras científicas recém-publicadas nas áreas de mídia, cultura, sociedade, novas tecnologias, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, semiótica etc. (Obs.: Não serão aceitos capítulos de dissertações ou teses em que essa condição possa ser constatada no texto.)
2. O material para publicação deverá ser encaminhado, por meio eletrônico, após cadastro do autor do endereço eletrônico da revista: https://revistas.unibh.br/ecom.
3. Todos os trabalhos deverão ser enviados, por meio do programa Microsoft Word for Windows, em fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.
4. De cada autor ou conjunto de autores, só será aceito, para publicação, um artigo por ano.
5. O(s) autor(es) deve(m) ser graduado(s), mestre(s) ou doutor(es). Não serão aceitos trabalhos de alunos sem a coautoria de seus respectivos orientadores.
6. Os trabalhos encaminhados devem ter de 10 a 20 páginas.
7. O material a ser publicado deve ser acompanhado de folha de rosto, com indicação de título; autor ou autores; instituição em que trabalha cada autor e atividade exercida na referida instituição; titulação acadêmica de cada autor; e-mail para contato.
8. Artigos e resenhas devem ser formatados em página A4, com espaçamento 1,5 e em fonte Times New Roman, 12. No caso de artigos, os textos devem ter de 10 a 20 páginas; no caso de resenhas, o limite são 5 páginas. Os artigos precisam conter:
a) Título (a expressar o conteúdo e a ideia geral do texto);
b) Resumo de até 10 linhas, em português;
c) Palavras-chave;
d) Nome do autor;
e) Em nota de rodapé, deve constar a titulação e a instituição da maior titulação do(s) autor(es), programa(s)/instituição(ões) ao(s)/à(s) qual(is) está(ão) vinculado(s) e e-mail.
f) Pede-se, ainda, um abstract, em inglês, de até 10 linhas, para fins de indexação.
g) Também é preciso revelar se o texto já foi apresentado em congressos, simpósios, seminários etc.
h) As referências bibliográficas (Exemplo: SOBRENOME, Nome. Título do Livro. Cidade: editora, ano.) devem aparecer, em ordem alfabética, ao final do artigo.
9. Ilustrações, gráficos e tabelas (indicar a fonte quando não forem originais do trabalho), com as respectivas legendas e/ou numerações, deverão vir em folhas separadas, indicando-se, no texto, o lugar onde devem ser inseridos.
10. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece. As notas de indicação bibliográfica, em pé de página, devem ser apresentadas observando-se a seguinte norma: sobrenome do autor em maiúsculas, título do livro ou texto consultado e número da página.
11. As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujos elementos básicos especificamos a seguir:
Citação de artigo de revista deverá conter: autor(es) do artigo, título do artigo, título da revista grifado, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação;
Citação de capítulo de livro deverá conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo.
Citação de livro deverá conter: autor(es), título grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, número total de páginas.
12. As páginas deverão ser numeradas na margem superior direita.
13. O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. A Comissão Editorial terá direito de realizar nova revisão e alterações necessárias.
14. Os autores serão informados sobre a publicação ou não de seus artigos, desde que forneçam endereço eletrônico. A Comissão Editorial não se responsabilizará pela comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores, por razões alheias à própria Comissão. Não serão emitidos, nem remetidos aos autores, pareceres escritos sobre artigos não aceitos.
ISSN: 1983-0890