Análise do discurso de influenciadoras digitais: uma abordagem aos posts de Bianca Andrade e Virgínia Fonseca

Antônio Augusto Braighi, Mylla Ferreira

Resumo


Este trabalho analisou a dinâmica discursiva de duas influenciadoras digitais, investigando as intenções subjacentes às estratégias delas e os potenciais efeitos sobre os seguidores. O estudo divide-se em cinco seções distintas, desde uma contextualização das redes sociais digitais até a aplicação de fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso. Os perfis e postagens de Bianca Andrade e Virginia Fonseca foram selecionados como objeto de análise, permitindo uma comparação das estratégias utilizadas por elas. Os resultados revelam que se uma adota uma abordagem voltada para compartilhar conhecimentos e promover produtos, a outra combina conteúdos de rotina e entretenimento para impulsionar vendas. A pesquisa, assim, entre outros destaques, evidencia a relevância da comunicação estratégica e intencional na influência online.


Palavras-chave


Influenciadoras digitais; Estratégias discursivas; Instagram; Análise do Discurso; Semiolinguística.

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