Estratégias de um influenciador para conquistar a credibilidade dos seguidores no Instagram
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADMUCON, E. S. Tipos de perfis no Instagram: saiba o melhor para você. Eficaz Marketing e Tecnologia. Nov. 2021. Disponível em: https://eficazmarketing.com/blog/tipos-de-perfis-instagram/.
ALMEIDA, M. I. S., COELHO, R. L. F., CAMILO, C. G., GODOY, R. M. F. Quem lidera sua opinião? Influência dos formadores de opinião digitais no engajamento. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 22, n.1, p. 115-137. Jan./fev. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/MXTSzjGmKNbzM4DpxHcPRbK/?format=pdf.
BARBOSA, A. Dobra o número de empresas dispostas a investir mais de R$ 1 milhão em influência. Forbes Tech Brasil. Abr. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/04/orcamentos-milionarios-ganham-destaque-no-marketing-de-influencia-brasileiro/.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARNHART, B. How to build your social media marketing strategy for 2020. Sprout Social, 2020. Disponível em: https://sproutsocial.com/insights/social-mediamarketing-strategy/.
BROWN, D.; HAYES, N. Influencer marketing: who really influences your customers? Burlington: Elsevier, 2008.
CAMPANO, J. Introdução ao e-commerce e questões de usabilidade. JM Digital, 2009. Disponível em: http://www.jm-digital.com.br/Download_Ebook_Gratis.asp.
CÂNDIDO, I. Trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer. Mundo do Marketing. Abr. 2023. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/trabalhar-com-influenciadores-traz-um-resultado-que-nenhum-outro-tipo-de-comunicacao-digital-pode-trazer/.
CINTRA, F. C. Marketing digital: a era da tecnologia online. Revista Investigação, 10(1), p. 6-12, 2010. Disponível em: https://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article/view/147.
GOMES, L. D. S., PAULA, R. C. M. S. A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: Estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, v. 11, n.2, p. 49-67, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cge/article/view/57895
GOMIDE, M., SCHÜTZ, G. E. Análise de redes sociais e práticas avaliativas: desafios à vista. Physis Revista de Saúde Coletiva, v. 25, n.3, p. 819-842, 2015. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/1536.
IAB BRASIL. #Publi: o impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros. 2020. Disponível em: https://iabbrasil.com.br/pesquisa-publi-o-impacto-da-creators-economy-entre-os-internautas-brasileiros/#:~:text=A%20economia%20de%20criadores%20.
JULIETTE F. Instagram. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/juliette/.
JUNG, L. What is influencer marketing (in layman's terms). The Shelf. Ago. 2015. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/what-influencer-marketing-laymans-terms-lauren-jung/.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, P., KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall Brasil, 2006.
LESSA, R. Os segredos do Instagram: como usar o Instagram para alcançar sucesso na vida e nos negócios. São Paulo: Digital Coaching, 2014. Disponível em: rafaellessa.com.br/ossegredosdoinstagram-digitalcoaching-131227330.pdf.
LINCOLN, J. Digital influencer: a guide to achieving influencer status online. Carolina do Sul, EUA: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2016.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
PEÇANHA, V. O que é marketing digital? Blog Marketing de Conteúdo. Ago. 2018. Disponível em: https://marketingdeconteudo.com/marketing-digital/#01.
PEÓN, M. L. Sistemas de identidade visual. 4. ed. Rio de Janeiro: 2 AB, 2009.
PEREIRA, C., ANTUNES, A., MAIA, A. Embaixadores de marca: reconhecimento e prestígio 'entre a vida ordinária e o sucesso'. In: Encontro Nacional Compós, 25, p. 07-10, Goiânia: Universidade Federal de Goiás, jun. 2016.
PRODANOV, C. C., FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Universidade Feevale. 2013.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SALGADO, D. Collab: significado, como fazer e muito mais. Opinion Box. 2023. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/collab-significado/
SCHIFFMAN, L. G., KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
SILVA, C., TESSAROLO, F. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. In: Congresso Brasileiro De Ciências Da Comunicação, 34, p. 05-09. Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Faculdades Integradas Espírito Santense. set. 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf.
STRUNCK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books. 2003.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais: estratégias de marketing digital para você e sua empresa terem sucesso nas mídias sociais. São Paulo: Makron Books, 2010.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você precisa saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec,. 2009
ULLMANN, L. Antes que as empresas se tornem spam. In: Hunt, T. O poder das redes sociais: como o fator whuffie – seu valor no mundo digital – pode maximizar o resultado de seus negócios. São Paulo: Editora Gente, 2010.
VOLPATO, B. Bio do Instagram: o que colocar no perfil para ter mais resultados e como usar o link na bio. Portal Resultados Digitais. Jan. 2023a. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/bio-do-instagram/
VOLPATO, B. Engajamento: o que é, como calcular e como melhorar nas redes sociais da sua empresa. Portal Resultados Digitais. Jun. 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/engajamento/.
VOLPATO, B. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais. Portal Resultados Digitais. Mar. 2023b. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/.
ZUINI, P. Conteúdo sem blá-blá-blá. Pequenas Empresas & Grandes Negócios, n. 332, p. 32-34. Set. 2016.
Direitos autorais 2024 Greice Marczewski Corim, Luciane Pereira Viana
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.