|
||||
CHAMADA DOSSIÊ: v. 14, n. 2 (2021) Dossiê “EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA”. |
||||
Os Professores Rangel Cerceau Netto (Centro Universitário de Belo Horizonte) e a professora Alexandra Nascimento (Centro Universitário UNA), convidam os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o seu próximo número (Volume 14, 2 edição), no qual será publicado o Dossiê “EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA” A revista E-hum é um periódico vinculado ao Centro Universitário de Belo Horizonte voltado para a área das Humanidades e cujo objetivo é publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos por resultados parciais ou finais de investigações acadêmicas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas. O dossiê “educação, trabalho e cidadania” pretende reunir estudos que tenham como temáticas as interfaces entre trabalho, educação e cidadania com vistas a ampliação dos debates que contemplem potencialidades e experiências emancipatórias. Em um contexto neoliberal, marcado pelas transformações no mundo do trabalho, as condições de vida dos trabalhadores se tornam cada vez mais precárias. A necessidade de analisar de modo crítico as relações entre os avanços tecnológicos e as condições desiguais de acesso aos direitos básicos como educação e trabalho constitui a temática norteadora desse dossiê. A educação concebida como atividade mútua de reconhecimento das experiências e singularidade dos sujeitos permite compreender e atuar para modificar contextos que limitam a construção de uma sociedade democrática. Propõe-se, nesta edição, abrir espaço para os diálogos entre educação, trabalho e cidadania, com o objetivo de construir avanços nos debates sobre o contexto social e político. Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 30 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação. https://revistas.unibh.br/dchla/about/submissions#onlineSubmissions email: ehum.revista@gmail.br Alexandra Nascimento Passos (Organização de Dossiê) Rangel Cerceau Netto Editor Chefe e Organizador de Dossie |
||||
Publicado: 2021-06-19 | ||||
CHAMADA DOSSIÊ: v. 14, n. 1 (2021) Dossiê sobre a Luta Antirracista e as ações afirmativas no contexto pandêmico. |
||||
Chamada para edição da Revista E-hum até 01 de junho de 2021 O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico Raciais (NEPER) e o Periódico e-hum propõem a chamada para publicação de Dossiê na edição do Volume 14, número 1 referente ao primeiro semestre de 2021. Está edição busca uma reflexão sobre as questões étnico-raciais a partir da proposta do Dossiê sobre a Luta Antirracista e as ações afirmativas no contexto pandêmico e de temas afins. A proposta constitui em receber as contribuições no formato de artigo, entrevistas e resenhas de trabalhos que abordam as políticas de reparação histórica e da luta antirracista, se possível com inflexão para discutir o contexto pandêmico. " |
||||
Publicado: 2021-05-05 | ||||
CHAMADA DOSSIÊ: v. 13, n. 1 (2020) A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
||||
Organizadores: Profs. Magno Moraes Mello, Rangel Cerceau Netto e Claudio Monteiro Duarte convidam os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o seu próximo volume, no qual será publicado o dossiê “A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco”. A revista E-hum é um periódico vinculado ao Centro Universitário de Belo Horizonte voltado para a área das Humanidades e cujo objetivo é publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos por resultados parciais ou finais de investigações acadêmicas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas. O Dossiê “A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco” é uma edição que contempla contribuições que envolvam temáticas relacionadas ao universo barroco e a sensibilidade artística nas diversas linguagens e perspectivas artísticas. Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 30 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação, acessar o link: https://revistas.unibh.br/dchla/about/submissions#onlineSubmissions Data limite de submissão de trabalhos: 20/07/2020 Submissão de trabalhos através da plataforma online da revista.: https://revistas.unibh.br/dchla/issue/view/154/showToc |
||||
Publicado: 2020-06-04 | ||||
Agora a E-HUM é B2 no novo Qualis Capes |
||||
Amigos e colaboradores desculpem pelo textão! Não é recomendado para o facebook, mas segue o script com duas laudas... Abrimos o último dia de dezembro de 2019 comemorando mais uma importante conquista, a qualificação da Revista e-hum na qual sou o editor e que se enquadra em Interdisciplinar na área de humanidades com avaliação B-2, no Novo Qualis Capes que passa a ter os seguintes estratos (A1, A2 A3, A4, B1, B2, B3, B4, C e NP). Vamos ao Dejavú do processo! A História é mais longa, mas irei iniciar por 2014, a revista E-Hum, no plano nacional já pertencia aos Sumários de Revistas Brasileiras e passou a figurar no Portal CAPES de Periódicos e no Portal para periódicos de livre acesso na Internet – LivRe. No plano internacional, a revista passou a fazer parte do importante sistema de informação de revistas de investigação científicas dos países da América Latina – Latindex, pertencente à Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Também, nesse mesmo período, a E-Hum foi indexada ao Directory of Open Access Journals - DOAJ, um dos mais conceituados diretório do mundo que fornece índices e acessos de alta qualidade para periódicos e jornais. Foi essa última indexação que permitiu a nossa revista, editada em português, figurar internacionalmente nos catálogos de periódicos online de livre acesso das principais bibliotecas do universo acadêmico. Neste mesmo período, vimos a influencia de se indexar ao DOAJ nos projetar para figurar nos catálogos eletrônicos de Universidades como Princeton, Chicago, Colorado, Georgia, Texas, Ottawa, Oiwa, Guelph, Windsor, Wahlstrom, Nottingham, Knowledge Scotland, Westminster, Western Theological, Brock, Ryerson, Laurier, Lille 1, Paris-Est, Bordeaux Montaigne, Laurentienne, Saint Joseph’s, Strasbourg, Glasgow, Lakehead, Amsterdam, Louvain, Copenhagen, Vanderbilt, Swansza, Foreign, Saskatchewan, Wroctawiu, Ilmenauer, Knihovna, Oviedo, Lugano, Trento, Taipei, Wu-Wien, Hong Kong entre outras. Buscamos também melhorar a política de Copyright da revista estabelecendo compromisso de acesso livre com o Diadorim nacional e o Sherpa/Romeo internacional. Em 2015 montamos no Academia.edu a estrutura da revista para servir de repositório próprio, além de interagir com uma rede social de acadêmicos de alto gabarito e especializados. Nesse mesmo ano, a revista além de figurar no Portal Brasileiro de Publicações Científicas de Acesso Aberto – OASISbr também passou a ser indexada no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP e, também no LA REFERENCIA - plataforma que permite a visibilidade da produção científica de acesso aberto das instituições de ensino superior e pesquisa da América Latina. Então em 2016, já sonhando em ter uma melhor projeção do periódico no plano nacional e internacional, apresentamos um novo indexador à REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico). Com esse conjunto de ações que envolveram muito atores e ancorados em um projeto gráfico com muita qualidade dos artigos e avaliações dos pareceristas, conquistamos a qualificação da Revista em Interdisciplinar na área de humanidades com avaliação B-4, no antigo Qualis Capes. Em 2017 comemoramos a inclusão da E-Hum em catálogos on-line de mais de cem (100) bibliotecas espalhadas pelo mundo. De certa maneira, esse resultado confirma a internacionalização do periódico que viabiliza conteúdo científico de qualidade em língua portuguesa e, hoje, já ampliados para Inglês e espanhol. Não poderíamos deixar de citar o importante papel institucional do Unibh no apoio e manutenção do periódico, assim como nas ferramentas técnicas que permitem a utilização da plataforma de código aberto Open Journal Systems – OJS. Em 2019 apresentamos a vigésima segunda edição do Magazine comemorando o B-2. Atribuímos o sucesso crescente ao trabalho coletivo de centenas de pessoas e compartilhamos os resultados obtidos com os membros de nossos conselhos executivo e científico e, também, com os organizadores de dossiê, autores, avaliadores e leitores. Vida Longa a E-HUM e sucesso em 2020!!! |
||||
Publicado: 2020-01-02 | ||||
CHAMADA DOSSIÊ: V. 12, n. 2 (2019): E-HUM DOSSIÊ: AS DINÂMICAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA MATERIALIDADE A IMATERIALIDADE! |
||||
Os Profs. Rangel Cerceau Netto e Loque Arcanjo Júnior do Centro Universitário de Belo Horizonte, convidam os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o seu próximo volume, no qual será publicado o Dossiê “As dinâmicas do Patrimônio Cultural da Materialidade a Imaterialidade ”. A revista E-hum é um periódico vinculado ao Centro Universitário de Belo Horizonte voltado para a área das Humanidades e cujo objetivo é publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos por resultados parciais ou finais de investigações acadêmicas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas. O Dossiê “As dinâmicas do Patrimônio Cultural da Materialidade a Imaterialidade ” é uma edição que abordará as dinâmicas do patrimônio cultural e de sua materialidade ou imaterialidade na perspectiva de ampliação da ideia de Patrimônio Cultural ligada, sobretudo, a noções contemporâneas de que os valores atribuídos adquirem sentidos pela interpretação humana e que são tributários de dimensões culturais, fruto dos lugares sociais em que são produzidos e recebidos. Aliás, é importante lembrar que os bens culturais sejam eles materiais ou não existem, sobretudo, pela grandeza imaterial que é justamente o que os faz culturais, pois a razão cultural dos bens, principalmente, os materiais está numa imaterialidade complexa. Assim, propõe-se, nesta edição, abrir espaço para o diálogo entre o desenvolvimentos do campo do patrimônio cultural, com o objetivo de apresentar oportunidades de avanço conjunto.
Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 20 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação, acessar o link: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/about/submissions#authorGuidelines
Data limite de submissão de trabalhos: 05/03/2020
Submissão de trabalhos através da plataforma online da revista.: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/issue/view/110 |
||||
Publicado: 2020-01-02 | ||||
CHAMADA DOSSIÊ: V. 12, n. 1 (2019): E-HUM Dossiê: História e Relações Internacionais |
||||
Os professores Gabriel Fernandes Pimenta(RI) e Raul Amaro de Oliveira Lanari (RI, História) e a Editoria da e-hum, convidam os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o seu próximo volume, no qual será publicado o dossiê “História e Relações Internacionais”. A revista E-hum é um periódico vinculado ao Centro Universitário de Belo Horizonte voltado para a área das Humanidades e cujo objetivo é publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos por resultados parciais ou finais de investigações acadêmicas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas. O Dossiê “História e Relações Internacionais” é uma edição especial que abordará as relações entre as duas áreas do conhecimento, procurando aprofundar os debates acerca de suas proximidades e tensões. Contemporaneamente, o debate público sobre a política internacional se apoia em pretensas regularidades históricas para identificar riscos à paz e estabilidade global, enquanto os meios acadêmicos se debruçam sobre novas possibilidades de interpretações históricas e métodos de pesquisa que explorem aspectos inéditos das evidências disponíveis. Propõe-se, na edição especial, abrir espaço para o diálogo entre os desenvolvimentos nos dois campos, com o objetivo de apresentar oportunidades de avanço conjunto. Receberão consideração especial trabalhos voltados para os seguintes temas: -O lugar da História na teoria das Relações Internacionais; -Historiografia e epistemologia das Relações Internacionais; -Relações Internacionais: o espaço da memória; -Análise de política externa em perspectiva histórica. Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 20 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação, acessar o link: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/about/submissions#authorGuidelines Data limite de submissão de trabalhos: 31/03/2019 Submissão de trabalhos através da plataforma online da revista.: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/issue/view/110 |
||||
Publicado: 2019-03-06 | ||||
CHAMADA DOSSIÊ: V. 11, n. 1 e n.2 (2018): E-HUM – História da Educação: família e educação através dos tempos. |
||||
Por Dr. Fabrício Vinhas Manini Angelo e Dr. Rangel Cerceau Netto.
|
||||
Publicado: 2018-07-14 | Mais... | |||
CHAMADA DOSSIÊ: v. 10, n. 2 (2017): E-HUM – Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação. |
||||
A chamada para o Dossiê está aberta até 07 de dezembro de 2017 e a revista recebe contribuições em fluxo continuo. Este dossiê tem o propósito de divulgar reflexões, pesquisas e práticas realizadas na e pela educação, ressaltando o papel necessário à docência em meio aos desafios existentes no ambiente escolar. Atualmente, ser professor exige diferentes estratégias e a absorção de múltiplas metodologias, o que exige deste profissional a formação e a capacitação com importante regularidade. Com isto, este dossiê pretende trazer uma reflexão sobre determinadas práticas e experiências docentes, bem como o papel da formação de professores no ambiente escolar e de como a preparação docente proporciona um melhor rendimento no ensino e na aprendizagem. Para este dossiê podem ser abordados: metodologias ativas do ensino e a aprendizagem; práticas de ensino: reflexões e metodologias; multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Organizadores: Rangel Cerceau Netto e Rodrigo Lopes |
||||
Publicado: 2017-11-07 | ||||
CHAMADA DOSSIÊ: v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira. |
||||
Esse dossiê tem o propósito de trazer à tona pesquisas e projetos voltados para a Educação Básica e de Formação de Professores na última década que reflitam os avanços na implementação da Lei 10.639/03 no campo educacional, bem como compreender as estratégias e os desafios do trabalho docente no que se refere ao estudo da história da Àfrica e cultura afro-brasileira, as práticas de Leitura e usos dos livros didáticos na escolas e cursos de formação. Para esse dossiê podem ser abordados: as práticas de letramento e de leitura escolar na formação de jovens leitores, o papel do livro didático na prática docente, análise de livros didáticos de História, Literatura e de Língua Portuguesa utilizados na Educação Básica. |
||||
Publicado: 2017-08-10 | ||||
Dossíê: Gênero e violência na população LGBTTQI no Brasil |
||||
Prezados Colegas, Noticiamos a chamada de artigos para compor o DOSSIE: GÊNERO E VIOLÊNCIA NA POPULAÇÂO LGBTTQI NO BRASIL: O prazo para envio de textos para o terceiro dossiê é até 10 de Outubro de 2016. Durante e após esse período a Revista receberá textos livres em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo. Peço, por gentileza, que divulguem esta chamada de trabalhos. Cordialmente. Rangel Cerceau Netto Editor Responsável da E-hum | ||||
Publicado: 2016-09-09 | ||||
FATOR DE IMPACTO UNIVERSAL |
||||
Publicado: 2015-04-28 | Mais... | |||
1 a 11 de 11 itens |