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CHAMADA DOSSIÊ: v. 14, n. 2 (2021) Dossiê “EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA”.

 

Os Professores Rangel Cerceau Netto (Centro Universitário de Belo Horizonte) e a professora Alexandra Nascimento (Centro Universitário UNA), convidam os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o seu próximo número (Volume 14, 2 edição), no qual será publicado o Dossiê “EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA”

A revista E-hum é um periódico vinculado ao Centro Universitário de Belo Horizonte voltado para a área das Humanidades e cujo objetivo é publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos por resultados parciais ou finais de investigações acadêmicas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas.

O dossiê “educação, trabalho e cidadania” pretende reunir estudos que tenham como temáticas as interfaces entre trabalho, educação e cidadania com vistas a ampliação dos debates que contemplem potencialidades e experiências emancipatórias. Em um contexto neoliberal, marcado pelas transformações no mundo do trabalho, as condições de vida dos trabalhadores se tornam cada vez mais precárias. A necessidade de analisar de modo crítico as relações entre os avanços tecnológicos e as condições desiguais de acesso aos direitos básicos como educação e trabalho constitui a temática norteadora desse dossiê. A educação concebida como atividade mútua de reconhecimento das experiências e singularidade dos sujeitos permite compreender e atuar para modificar contextos que limitam a construção de uma sociedade democrática. Propõe-se, nesta edição, abrir espaço para os diálogos entre educação, trabalho e cidadania, com o objetivo de construir avanços nos debates sobre o contexto social e político.

Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 30 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação.

https://revistas.unibh.br/dchla/about/submissions#onlineSubmissions 
Data limite de submissão de trabalhos: 31/08/2021

email: ehum.revista@gmail.br

Alexandra Nascimento Passos

(Organização de Dossiê) 

Rangel Cerceau Netto

Editor Chefe e Organizador de Dossie
 
Publicado: 2021-06-19
 

CHAMADA DOSSIÊ: v. 14, n. 1 (2021) Dossiê sobre a Luta Antirracista e as ações afirmativas no contexto pandêmico.

 

 

 

 

Chamada para edição da Revista E-hum até 01 de junho de 2021

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico Raciais (NEPER) e o Periódico e-hum propõem a chamada para publicação de Dossiê na edição do Volume 14, número 1 referente ao primeiro semestre de 2021. Está edição busca uma reflexão sobre as questões étnico-raciais a partir da proposta do Dossiê sobre a Luta Antirracista e as ações afirmativas no contexto pandêmico e de temas afins. A proposta constitui em receber as contribuições no formato de artigo, entrevistas e resenhas de trabalhos que abordam as políticas de reparação histórica e da luta antirracista, se possível com inflexão para discutir o contexto pandêmico. "

 
Publicado: 2021-05-05
 

CHAMADA DOSSIÊ: v. 13, n. 1 (2020) A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.

 

 

Organizadores: Profs. Magno Moraes Mello, Rangel Cerceau Netto e Claudio Monteiro Duarte

 convidam os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o seu próximo volume, no qual será publicado o dossiê “A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco”. 

A revista E-hum é um periódico vinculado ao Centro Universitário de Belo Horizonte voltado para a área das Humanidades e cujo objetivo é publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos por resultados parciais ou finais de investigações acadêmicas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas.

O Dossiê “A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco” é uma edição que contempla contribuições que envolvam temáticas relacionadas ao universo barroco e a sensibilidade artística nas diversas linguagens e perspectivas artísticas. 

 Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 30 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação, acessar o link: https://revistas.unibh.br/dchla/about/submissions#onlineSubmissions

 Data limite de submissão de trabalhos: 20/07/2020

Submissão de trabalhos através da plataforma online da revista.: https://revistas.unibh.br/dchla/issue/view/154/showToc

 
Publicado: 2020-06-04
 

Agora a E-HUM é B2 no novo Qualis Capes

 

Amigos e colaboradores desculpem pelo textão! Não é recomendado para o facebook, mas segue o script com duas laudas...

Abrimos o último dia de dezembro de 2019 comemorando mais uma importante conquista, a qualificação da Revista e-hum na qual sou o editor e que se enquadra em Interdisciplinar na área de humanidades com avaliação B-2, no Novo Qualis Capes que passa a ter os seguintes estratos (A1, A2 A3, A4, B1, B2, B3, B4, C e NP). Vamos ao Dejavú do processo!

A História é mais longa, mas irei iniciar por 2014, a revista E-Hum, no plano nacional já pertencia aos Sumários de Revistas Brasileiras e passou a figurar no Portal CAPES de Periódicos e no Portal para periódicos de livre acesso na Internet – LivRe.

No plano internacional, a revista passou a fazer parte do importante sistema de informação de revistas de investigação científicas dos países da América Latina – Latindex, pertencente à Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Também, nesse mesmo período, a E-Hum foi indexada ao Directory of Open Access Journals - DOAJ, um dos mais conceituados diretório do mundo que fornece índices e acessos de alta qualidade para periódicos e jornais. Foi essa última indexação que permitiu a nossa revista, editada em português, figurar internacionalmente nos catálogos de periódicos online de livre acesso das principais bibliotecas do universo acadêmico. Neste mesmo período, vimos a influencia de se indexar ao DOAJ nos projetar para figurar nos catálogos eletrônicos de Universidades como Princeton, Chicago, Colorado, Georgia, Texas, Ottawa, Oiwa, Guelph, Windsor, Wahlstrom, Nottingham, Knowledge Scotland, Westminster, Western Theological, Brock, Ryerson, Laurier, Lille 1, Paris-Est, Bordeaux Montaigne, Laurentienne, Saint Joseph’s, Strasbourg, Glasgow, Lakehead, Amsterdam, Louvain, Copenhagen, Vanderbilt, Swansza, Foreign, Saskatchewan, Wroctawiu, Ilmenauer, Knihovna, Oviedo, Lugano, Trento, Taipei, Wu-Wien, Hong Kong entre outras. Buscamos também melhorar a política de Copyright da revista estabelecendo compromisso de acesso livre com o Diadorim nacional e o Sherpa/Romeo internacional.

Em 2015 montamos no Academia.edu a estrutura da revista para servir de repositório próprio, além de interagir com uma rede social de acadêmicos de alto gabarito e especializados.

Nesse mesmo ano, a revista além de figurar no Portal Brasileiro de Publicações Científicas de Acesso Aberto – OASISbr também passou a ser indexada no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP e, também no LA REFERENCIA - plataforma que permite a visibilidade da produção científica de acesso aberto das instituições de ensino superior e pesquisa da América Latina.

Então em 2016, já sonhando em ter uma melhor projeção do periódico no plano nacional e internacional, apresentamos um novo indexador à REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico).

Com esse conjunto de ações que envolveram muito atores e ancorados em um projeto gráfico com muita qualidade dos artigos e avaliações dos pareceristas, conquistamos a qualificação da Revista em Interdisciplinar na área de humanidades com avaliação B-4, no antigo Qualis Capes.

Em 2017 comemoramos a inclusão da E-Hum em catálogos on-line de mais de cem (100) bibliotecas espalhadas pelo mundo. De certa maneira, esse resultado confirma a internacionalização do periódico que viabiliza conteúdo científico de qualidade em língua portuguesa e, hoje, já ampliados para Inglês e espanhol.

Não poderíamos deixar de citar o importante papel institucional do Unibh no apoio e manutenção do periódico, assim como nas ferramentas técnicas que permitem a utilização da plataforma de código aberto Open Journal Systems – OJS.

Em 2019 apresentamos a vigésima segunda edição do Magazine comemorando o B-2.

Atribuímos o sucesso crescente ao trabalho coletivo de centenas de pessoas e compartilhamos os resultados obtidos com os membros de nossos conselhos executivo e científico e, também, com os organizadores de dossiê, autores, avaliadores e leitores. Vida Longa a E-HUM e sucesso em 2020!!!


 
Publicado: 2020-01-02
 

CHAMADA DOSSIÊ: V. 12, n. 2 (2019): E-HUM DOSSIÊ: AS DINÂMICAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA MATERIALIDADE A IMATERIALIDADE! 

 

Os Profs. Rangel Cerceau Netto e Loque Arcanjo Júnior do Centro Universitário de Belo Horizonte, convidam os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o seu próximo volume, no qual será publicado o Dossiê “As dinâmicas do Patrimônio Cultural da Materialidade a Imaterialidade ”.

A revista E-hum é um periódico vinculado ao Centro Universitário de Belo Horizonte voltado para a área das Humanidades e cujo objetivo é publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos por resultados parciais ou finais de investigações acadêmicas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas.

O Dossiê “As dinâmicas do Patrimônio Cultural da Materialidade a Imaterialidade ” é uma edição que abordará as dinâmicas do patrimônio cultural e de sua materialidade ou imaterialidade na perspectiva de ampliação da ideia de Patrimônio Cultural ligada, sobretudo, a noções contemporâneas de que os valores atribuídos adquirem sentidos pela interpretação humana e que são tributários de dimensões culturais, fruto dos lugares sociais em que são produzidos e recebidos. Aliás, é importante lembrar que os bens culturais sejam eles materiais ou não existem, sobretudo, pela grandeza imaterial que é justamente o que os faz culturais, pois a razão cultural dos bens, principalmente, os materiais está numa imaterialidade complexa. Assim, propõe-se, nesta edição, abrir espaço para o diálogo entre o desenvolvimentos do campo do patrimônio cultural, com o objetivo de apresentar oportunidades de avanço conjunto.

 

Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 20 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação, acessar o link: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/about/submissions#authorGuidelines

 

Data limite de submissão de trabalhos: 05/03/2020

 

Submissão de trabalhos através da plataforma online da revista.: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/issue/view/110

 
Publicado: 2020-01-02
 

CHAMADA DOSSIÊ: V. 12, n. 1 (2019): E-HUM Dossiê: História e Relações Internacionais

 

Os professores Gabriel Fernandes Pimenta(RI) e Raul Amaro de Oliveira Lanari (RI, História) e a Editoria da e-hum, convidam os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o seu próximo volume, no qual será publicado o dossiê “História e Relações Internacionais”. 

A revista E-hum é um periódico vinculado ao Centro Universitário de Belo Horizonte voltado para a área das Humanidades e cujo objetivo é publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos por resultados parciais ou finais de investigações acadêmicas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas.

O Dossiê “História e Relações Internacionais” é uma edição especial que abordará as relações entre as duas áreas do conhecimento, procurando aprofundar os debates acerca de suas proximidades e tensões. Contemporaneamente, o debate público sobre a política internacional se apoia em pretensas regularidades históricas para identificar riscos à paz e estabilidade global, enquanto os meios acadêmicos se debruçam sobre novas possibilidades de interpretações históricas e métodos de pesquisa que explorem aspectos inéditos das evidências disponíveis. Propõe-se, na edição especial, abrir espaço para o diálogo entre os desenvolvimentos nos dois campos, com o objetivo de apresentar oportunidades de avanço conjunto. Receberão consideração especial trabalhos voltados para os seguintes temas:

 -O lugar da História na teoria das Relações Internacionais;

-Historiografia e epistemologia das Relações Internacionais;

-Relações Internacionais: o espaço da memória;

-Análise de política externa em perspectiva histórica.

 Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 20 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação, acessar o link: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/about/submissions#authorGuidelines

 Data limite de submissão de trabalhos: 31/03/2019

 Submissão de trabalhos através da plataforma online da

revista.: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/issue/view/110

 
Publicado: 2019-03-06
 

CHAMADA DOSSIÊ: V. 11, n. 1 e n.2 (2018): E-HUM – História da Educação: família e educação através dos tempos.

 

Por Dr. Fabrício Vinhas Manini Angelo e Dr. Rangel Cerceau Netto.

  
A chamada para o Dossiê está aberta até 31 de julho de 2018 e a revista recebe contribuições em fluxo continuo. EA produção em História da Educação tem passado por uma intensa renovação nos últimos anos. Essa renovação está relacionada às fontes, aos métodos e aos referenciais teóricos mobilizados para a podução de uma História da Educação que dê voz a muitos outros  agentes históricos desconsiderados até então. Esta nova produção tem permitido adrentar a caixa preta da sala de aula e modificar enfoques buscando novas dimenssões do educar através dos tempos. Neste sentido, é possível buscar compreender o que foi ensinado em nossas escolas em tempos pretéritos. Também tem sido possível enfatizar que educação nunca se deu exclusivamente na escola. A própria forma escolar como a compreendemos hoje é muito recente na História do Brasil. A renovação tem buscado um novo enfoque nas temáticas de pesquisa e com isto os tradicionais agentes pesquisados como o Estado ou Instituições e seus textos legais ou prescritivos tem sido lidos como muito mais crítica, enfatizando que estes agentes e estes documentos estavam longe de ser exatamente o que ocorria nas salas de aula e nos corredores das diversas instituições educativas.

            Portanto, a educação ultrapassava e muito a escola. Neste sentido que esta proposta de dossiê temático se torna fulcral, pois busca apresentar uma nova tendência de pesquisas em História da Educação que discute o papel da família da educação de seus herdeiros. Também é objetivo deste dossiê divulgar uma produção mais recente que tratam das temáticas relativas à família e à educação de maneira mais ampla. E por fim, busca-se com este dossiê divulgar uma produção mais recente que partem de diversos referências teóricos para tratar de temáticas relativas à família e à educação ao longo do tempo.

De outro modo, também é fundamental enfatizar que o presente dossiê em História da Educação justifica-se, pois a historiografia sobre a História da América portuguesa é bastante profícua em seus trabalhos, sendo que alguns dos mais importantes historiadores tratam justamente desse período. No entanto, a historiografia da História da Educação no Brasil vem se preocupando pouco com o período colonial. Em alguns artigos Fonseca (2009a, 2009b) indicou a necessidade dos novos pesquisadores da História da Educação buscarem compreender um pouco mais esse período aproveitando as renovações teóricas da História dos últimos 30 anos que contribuíram tanto para o avanço da historiografia sobre o “Brasil colonial”. É bem verdade que nos últimos dez anos a produção em História da Educação sobre o período vem se diversificando, mas ainda é notória a concentração em temas e agentes que quase sempre passam pela Igreja, em especial os Jesuítas, ou pelo Estado, em especial durante o período pombalino. Portanto, nem sempre a produção em História da Educação sobre o período colonial vem acompanhando o cenário mais amplo da historiografia contemporânea. Além disso, muito do que foi produzido e que pode contribuir com a historiografia da História da Educação e que vem diversificando a produção acadêmica nem sempre foi fruto de pesquisas feitas exatamente em História da Educação Em seu levantamento quantitativo Fonseca (2009b: 13) aponta que em um universo de 3106 trabalhos apresentados em Congressos relacionado a Educação e História da Educação apenas 105 estavam relacionados à educação na América portuguesa. E ainda por cima a maior parte destes trabalhos está concentrada na análise de temas clássicos com indica Fonseca:

Pensando nestas palavras, esta proposta de dossiê pretende discutir o papel da família na longevidade educacional das suas futuras gerações, bem como compreender a função da educação para a família e para os educandos e as relações estabelecidas entre as gerações familiares.

Neste sentido, outro aspecto fundamental neste projeto de dossiê temático é a atenção voltada para as famílias muito mais que para os educandos. Sendo assim, esta temática que tem muita tradição na Sociologia da Educação tem sido uma tendência em crescimento nas pesquisas em História da Educação. Afinal  buscar informações relacionadas ao papel exercido pelas famílias na “longevidade escolar” ou talvez fosse melhor dizer longevidade educativa dos educandos tem sido uma tendência nas pesquisas em História da Educação e  urge organizar uma publicação que concentre e sistematize essa produção mais recente.

Outro aspecto fundamental neste trabalho é a atenção voltada para as famílias muito mais que para os indivíduos ou instituições. Talvez um primeiro problema a ser enfrentado relaciona-se a tradição que aponta que a “longevidade educativa” está intimamente relacionada ao compartilhamento de um determinado capital cultural pela família na qual o educando está inserido. No entanto, nem sempre isso funcionou destas forma e é necessário organizar um espaços para a divulgação destes novos achados.

Portanto, a relevância deste projeto deve-se a principalmente três motivos: 1-organizar um espaço de publicação de pesquisas mais recentes em História da Educação; 2-apresentar a renovação que se está processando em História da Educação nos últimos anos; 3-divulgar as novas ênfases em termos de fontes, métodos e referenciais teóricos que tem sido utilizados pelas novas pesquisas e 4-apresentar um recorte temáticos que tem buscado investigar a relação entre família e educação ao longo da História da Educação. Por todos estes motivos seria de fundamental importância a organização de um dossiê temáticos que busque tratar da família e da educação através do tempo na História da Educação.

 
Publicado: 2018-07-14 Mais...
 

CHAMADA DOSSIÊ: v. 10, n. 2 (2017): E-HUM – Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação.

 
A chamada para o Dossiê está aberta até 07 de dezembro de 2017 e a revista recebe contribuições em fluxo continuo. Este dossiê tem o propósito de divulgar reflexões, pesquisas e práticas realizadas na e pela educação, ressaltando o papel necessário à docência em meio aos desafios existentes no ambiente escolar. Atualmente, ser professor exige diferentes estratégias e a absorção de múltiplas metodologias, o que exige deste profissional a formação e a capacitação com importante regularidade. Com isto, este dossiê pretende trazer uma reflexão sobre determinadas práticas e experiências docentes, bem como o papel da formação de professores no ambiente escolar e de como a preparação docente proporciona um melhor rendimento no ensino e na aprendizagem. Para este dossiê podem ser abordados: metodologias ativas do ensino e a aprendizagem; práticas de ensino: reflexões e metodologias; multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
 
Organizadores: Rangel Cerceau Netto e Rodrigo Lopes
 
Publicado: 2017-11-07
 

CHAMADA DOSSIÊ: v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.

 

Esse dossiê tem o propósito de trazer à tona pesquisas e projetos voltados para a Educação Básica e de Formação de Professores na última década que reflitam os avanços na implementação da Lei 10.639/03 no campo educacional, bem como compreender as estratégias e os desafios do trabalho docente no que se refere ao estudo da história da Àfrica e cultura afro-brasileira, as práticas de Leitura e usos dos livros didáticos na escolas e cursos de formação. Para esse dossiê podem ser abordados: as práticas de letramento e de leitura escolar na formação de jovens leitores, o papel do livro didático na prática docente, análise de livros didáticos de História, Literatura e de Língua Portuguesa utilizados na Educação Básica.

 
Publicado: 2017-08-10
 

Dossíê: Gênero e violência na população LGBTTQI no Brasil

 
Prezados Colegas, Noticiamos a chamada de artigos para compor o DOSSIE: GÊNERO E VIOLÊNCIA NA POPULAÇÂO LGBTTQI NO BRASIL: O prazo para envio de textos para o terceiro  dossiê é até 10 de Outubro de 2016. Durante e após esse período a Revista receberá textos livres em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo. Peço, por gentileza, que divulguem esta chamada de trabalhos. Cordialmente. Rangel Cerceau Netto Editor Responsável da E-hum  
Publicado: 2016-09-09
 

FATOR DE IMPACTO UNIVERSAL

 
 
Publicado: 2015-04-28 Mais...
 
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